quarta-feira, 27 de abril de 2011

Super computadores

Super computador é um computador com altíssima velocidade de processamento e grande capacidade de memória. Tem aplicação em áreas de pesquisa que grande quantidade de processamento se faz necessária, como pesquisas militares, científica, química, medicina. Super computadores são usados para cálculos muito complexos e tarefas intensivas, como problemas envolvendo física quântica, mecânica, meteorologia, pesquisas de clima, modelagem molecular (computação nas estruturas e propriedades de compostos químicos, macro moléculas biológicas, polímeros e cristais) e simulações físicas, como simulação de aviões em túneis de vento, simulação da detonação de armas nucleares e investigação sobre a fusão nuclear.


 

Mini computadores

Computadores pequenos aos quais faltam a velocidade, capacidade de memória e capacidade instrutiva de um computador grande, mas que normalmente retêm sua flexibilidade programável.

Estações de trabalho

Reunindo conjuntos de softwares livres e softwares proprietários, desenvolvemos uma solução para instalação automatizada de estações de trabalho que utilizem Windows 2000 ou XP. Conectando a estação a um servidor especialmente preparado por nós, e utilizando um CD especial de inicialização, uma estação pode ser preparada em poucas horas, com um conjunto de programas e configurações padronizadas, sem intervenção humana.

Micro-Computadores

Os microcomputadores devem a sua existência a duas invenções fundamentais da microeletrónica: o circuito integrado, criado em 1959, que veio permitir a miniaturização dos circuitos do computador, e o microprocessador, que permitiu reduzir as dimensões da unidade central de processamento ao tamanho de um chip de silicone.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Redes Sociais

O que é uma rede social :

Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objectivos comuns.
Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."

Perfil do utilizador.

O que é:

O perfil do utilizador é como uma pagina pessoal nossa, porque nela esta escrita os nossos intereces e gostos que pode ser partilhada por toda a gente.

Diferenças entre amigos reais e amigos virtuais.

Os amigos reais sao aqueles com que nos temos o contacto fisico e com quem falamos pessoalmente sabemos como eles sao, no entanto os amigos virtuais podem ser impostores com perfiles falsos que nos podem enganar facilmente, ou nao, porque ha casos e casos .


As principais redes sociais.

Facebook
Hi5
Twitter
Badoo
MySpace


Facebook:

Facebook  é uma rede social lançada em 4 de fevereiro de 2004. Foi fundado por Mark Zuckerberg , Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, ex-estudantes da Universidade Harvard. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade Harvard. Ela foi expandida ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), à Universidade de Boston, ao Boston College e a todas as escolas Ivy League dentro de dois meses.

Vantagens e desvantagens da utilização das redes socias.

Umas das vantagens das redes sociais é que podemos conhecer pessoas virtualmente de todo o mundo e sabemos o seu perfil. As desvantagens das redes sociais é como eu ja referi em cima, é que podemos estar a falar com uma pessoa que se faz passar por outra.




Falsas identidades:

As redes socias são um meio poderoso, mas que deverá ser usado com ética. Liberdade de expressão, sim, sim, mas com transparência e de modo construtivo, não com recurso a falsas entidades e a coberto de símbolos da nação.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Internet segura "O Que farias?"

O que farias?
A Ana, pertence a uma banda, tem conversado no chat com membros do seu clube de fans. Um deles sugeriu um encontro.


Primeira opção: Respondia que aceitava me encontrar com ele, mas primeiro explicava a situação aos meus pais e pedia lhes para se encontrarem perto do local combinado.
Segunda opção: Simplesmente não ia, pois, não o conhecia minimamente bem para marcar um encontro.
Terceira opção: Dependentemente do tipo de conversas que tenha tido com ele, poderia perceber as suas intenções e a partir optar por ir ou não.

Cuidados: Se me encontrasse com ele teria o cuidado de combinar o encontro num local público pois assim iria ser mais complicado o “fan” ter atitudes incorrectas.

A importância de confiarmos num adulto, a quem não escondemos situações preocupantes como esta é essencial para o caso de algo poder correr mal. Já diversas vezes ouvimos falar de raptos, assaltos ou muitos tipos de violações que começam com uma simples conversa de chat.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Criminalidade informatica


A realidade “cibercrime” é identificada genericamente com um conjunto de condutas praticadas por meio de computadores e mais recentemente, através da Internet.
É, contudo, possível dividir os crimes informáticos em três ou quatro grupos.
No primeiro grupo incluem-se os típicos crimes informáticos, que se encontram
identificados na Lei da Criminalidade Informática, como a intercepção ilegítima.
Depois temos um grupo de infracções em que o computador surge apenas como instrumento da prática do crime, como são disso exemplos a burla informática ou o abuso de cartão de garantia ou de crédito. O terceiro grupo tem a ver com os conteúdos na Internet, como a pedofilia, ou os direitos de autor sobre conteúdos disponíveis na rede ou sobre programas informáticos. Este último tipo é, em regra, autonomizado, dada a sua importância.




Exemplos de criminalidade informatica.

Visitaren-nos ao nosso computadores e tira-rem as nossas fotos, numero da conta bancaria e a sua password, meteren-nos virus que alguns virus sao tao potentes que temos de formatar o pc.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Qual a finalidade de um anti - virus?

 

Anti-virus é um programa  que se  instala no seu computador para que você pode ser alertado quando se tem um vírus. Anti-virus software ajudará a manter  o computador protegido contra worms, vírus, cavalos de Tróia e outros programas indesejados.


Na minha opiniao os melhores anti-virus:
Panda security
Kaspersky
Avg 2011


Os principais anti virus gratuitos.
AVGAntivirus
Antivir
Bitdefender
Avast

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Compactadores e descompactadores de dados

Os compactadores e descompactadores, servem para reduzir o tamanho do arquivo ou programa para não ocupar espaço em seu computador ou para enviar arquivos pela internet sendo que não pode ser muito grande ainda mais quando a internet é discada.

Na verdade os compactadores eles diminuem o tamanho dos arquivos não é "prensando os arquivos" isso é por enquanto impossível de se fazer.




- WinRar                   


- IZArc


- zip                        

- bzip2


- gzip


- EnZip


- PeaZip


- 7-Zip


- AFELO 6.10


- WinAce

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Biometria

Existem varias tecnicas para a utilização das tecnologias da biometria.

.
Veias: fiabilidade média , difícil de defraudar, alto custo
.
Impressão digital: método mais rápido, fiabilidade alta e baixo custo
Reconhecimento da face: menor fiabilidade, rápido e de baixo custo.
Identificação pela íris: muito fiável, imutável com o passar dos anos, alto custo.
Reconhecimento de voz: menos fiável, problemas com ruídos no ambiente, problemas por mudança na voz do utilizador devido a gripes ou stress, demora no processo de cadastramento e leitura, baixo custo
Geometria da mão: menos fiável, problemas com anéis, o utilizador precisa de encaixar a mão na posição correcta, médio custo.
 
Tecnologias futuras: odores e salinidade do corpo humano, padrões das veias por imagens térmicas do rosto ou punho, análise de DNA.