quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Tipos de sistemas operativos

Sistemas Operativos Embebidos

È um subsistema electrónico dedicado que é utilizado em diferentes aplicações como robôs ou veículos. O sistema embebido pode conter a funcionalidade completa do sistema de diferentes formas - através de software em execução em processadores ou em maquinaria especializada. Em complemento ao software e hardware clássico que pode ser desenhado por engenheiros de software e de hardware, o desenho de sistemas embebidos podem exigir o desenvolvimento de software dependente de hardware e de hardware dependente de software

Sistemas operativos para mainframes


O que é um sistema operativo?

Um sistema operativo  é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerência dos recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerência da memória, criar um sistema de arquivos, etc.), além de fornecer uma interface entre o computador e o usuário. É o primeiro programa que a máquina executa no momento em que é ligada (num processo chamado de bootstrapping) e, a partir de então, não deixa de funcionar até que o computador seja desligado.

Exemplos de sistemas operativos: Windows xp, vista, MS-DOS, linux, unix.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Sistemas de ficheiros mais utilizados

Os mais utilizados são:

NTFS
  
              O NTFS  é o sistema de arquivos padrão para o Windows NT e seus derivados. O NTFS foi desenvolvido quando a Microsoft decidiu criar o Windows NT: como o WinNT deveria ser um sistema operacional mais completo e confiável, o FAT não servia como sistema de arquivos por causa de suas limitações e falta de recursos. Na época, o que a empresa de Bill Gates queria era abocanhar uma fatia do mercado

FAT 32

             O FAT32 é um sistema de arquivos que organiza e gerência o acesso a arquivos em HDs e outras mídias. Criado em 1996 pela Microsoft para substituir o FAT16 usado pelo MS-DOS e com uma série de limitações. O FAT32 foi implementado nos sistemas Windows 95 (OSR2), 98 e Millennium e ainda possui compatibilidade com os sistemas Windows 2000 e XP, que utilizam um sistema de arquivos mais moderno, o NTFS.

O que é um sistema de ficheiros?

Sistema de ficheiros ou sistema de arquivos (também conhecida por gestão de ficheiros) é a forma de organização de dados em algum meio de armazenamento de dados em massa frequentemente feito em discos magnéticos. Sabendo interpretar o sistema de arquivos de um determinado disco, o sistema operativo pode descodificar os dados armazenados e lê-los ou gravá-los.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Gestao dos perifericos de saida

Os periféricos que são ligados ao computador têm de ser geridos
pelo sistema operativo.
Cada periférico gera interrupções, que são sinais enviados para o
processador.

Gestao de memoria

O sistema operativo atribui a cada programa que se encontra em
execução uma fatia de memória.
Os sistemas operativos mais evoluídos implementam a memória
virtual, que é um método de utilizar o disco rígido do computador
como uma extensão da memória RAM.

Gestao de processador

Por exemplo, quando mandamos imprimir um documento e de
imediato continuamos a escrever, o sistema operativo atribui uma
fracção de tempo a cada tarefa.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Vantagens/Desvantagens da utilização do software livre

Uma das vantagens de utilizar um software livre é porque é gratuito.

Exemplos de sistemas operativos

Windows
Linux
MS-DOS
Unix

Sistema Operativo

Um sistema operativo um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), além de fornecer uma interface entre o computador e o usuário.


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Software Livre

Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.

Apresentação

Com este blog pretendo dizer as actividades que vamos fazendo nas disciplinas.